PARAÍBA / BRAZIL: CABACEIRAS / PARAÍBA / BRAZIL (0821 / 5.570) POPULAÇÃO: 5.661 PESSOAS (IBGE 2020)

quinta-feira, 4 de março de 2021

CABACEIRAS / PARAÍBA / BRAZIL (0821 / 5.570) POPULAÇÃO: 5.661 PESSOAS (IBGE 2020)




Importante atrativo turístico de Cabaceiras, o letreiro está incluso no projeto “Roliúde Nordestina” juntamente com o Memorial Cinematográfico. Tal projeto tem o intuito de preservar, estudar, exibir e fomentar o cinema na Paraíba. É uma referência à Hollywood norte-americana, dando as boas-vindas a quem chega. 


ROLIÚDE NORDESTINA 
CENTRO HISTÓRICO 
Cheia de charme, seu Centro Histórico é marcado por suas fachadas coloridas, chamando a atenção com sua arquitetura neoclássica, erguida entre os séculos XX e XXI, ainda com um pouco da arte decór em prédios reformados nas décadas de 20 e 30. Faz de Cabaceiras uma “Cidade Cenário”. 



CRUZEIRO DA VIRGEM 
No ano de 1920 a menina Josefa, de quase 5 anos, foi buscar no mato da Fazenda Cancelas, quixabas com suas irmãs. Ela se perdeu e apesar de muitas buscas, somente foi encontrada sem vida dois dias depois. No lugar de sua morte, seus pais colocaram um cruzeiro. Tornou-se então lugar de pagar promessas e peregrinação. E 1953, seu tio Padre Inácio Cavalcante, construiu ao lado deste cruzeiro uma capela, dedicada a Nossa Senhora de Fátima. Hoje, em todo terceiro domingo do mês de outubro, o fiéis da região visitam este cruzeiro em grandes romarias. 
IGREJA NOSSA SENHORA DO ROSÁRIO 
Foi construída a partir da doação do casal João Ferreira Guimarães e Inácia Thereza de Jesus, em 23 de fevereiro de 1860. A igreja era utilizada basicamente pelos negros, onde eles podiam praticar sua religiosidade em forma de sincretismo. 
IGREJA MATRIZ NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO 
Na primeira metade do século XVIII, construída a mando do casal Isabel Rodrigues de Oliveira e Domingos de Farias Castro, era uma pequena capela. Logo após, em 1833, quando é elevada a freguesia, tem sua estrutura ampliada. 
MEMORIAL CINEMATOGRÁFICO 
O projeto Roliúde Nordestina tem em seu contexto o Memorial Cinematográfico, onde é guardado objetos, materiais utilizados nas filmagens, roteiros, fotos, depoimentos, críticas, além de cópias de algumas produções realizadas no município de Cabaceiras. 
ENTRADA GRATUITA 
Segunda a Sexta das 09h às 13h 
Sábado e Domingo das 08h às 12h | 13h às 17h 
Localizado ao lado da Igreja cenário do filme “O Auto da Compadecida". 
MUSEU HISTÓRICO-CULTURAL DE CABACEIRAS 
Lugar de preservação dos registros históricos, paleontológicos, arqueológicos, artísticos, culturais e ambientais, proporcionando aos estudantes, turistas e população em geral, mais um local de referência para ampliação de conhecimentos. 
ENTRADA GRATUITA 
Aberto todos os dias 
08h às 12h | 13h às 17h 
Localizado na Av. 04 de Junho, ao lado do Arraial Popular. 
LAJEADO DE PAI MATEUS 




Vista parcial da cidade de Cabaceiras na Paraíba
Praça da cidade de Cabaceiras, Paraíba 






Rio Taperoá que banha a cidade de Cabaceiras na Paraíba 
Ruas e Avenidas da cidade de Cabaceiras na Paraíba








Saca de Lã em Cabaceiras na Paraíba
Dados gerais da cidade de Cabaceiras, Paraíba
Código do Município - 2503100 
Gentílico - cabaceirense 
Prefeito (2017 / 2020) TIAGO MARCONE CASTRO DA ROCHA 
População estimada [2019] 5.611 pessoas 
População no último censo [2010] 5.035 pessoas 


Densidade demográfica [2010] 11,12 hab/km² 
Salário médio mensal dos trabalhadores formais [2017] 1,8 salários mínimos 
Pessoal ocupado [2017] 369 pessoas 
População ocupada [2017] 6,6 % 
Posição geográfica da cidade de Cabaceiras no estado da Paraíba
História da cidade de Cabaceiras, Paraíba 
Cabaceiras Paraíba - PB 
Histórico 
Acredita-se que a primeira penetração no território do Município tenha sido feita pelo Capitão-Mor Teodósio de Oliveira Lêdo, em meados do século XVII Mas é também indicado o bandeirante baiano Antônio de Oliveira como o primeiro devassador do território, que teria dado, em 1670, dando início a um povoamento em Boqueirão (hoje Carnoió) para servir de base à bandeira que se destinava a combater os índios bodopitás e cariris, primitivos habitantes da região. 


De uma pequena aldeia, onde havia uma capela dedicada a Nossa Senhora das Cabaças, surgiu o Município. Conta-se que Antônio Ferreira Guimarães e Domingos de Farias Castro, partindo de pontos opostos, combinaram erigir uma capela no mesmo lugar em que se encontrassem. Onde hoje está localizada a matriz de Cabaceiras, próximo ao rio Taperoá, acredita-se ser o local em que os dois aventureiros se encontraram e levantaram a pequena igreja. 
Gentílico: cabaceirense
Esta eh a bandeira da cidade de Cabaceiras, Paraíba 
Este eh o brasão da cidade de Cabaceiras, Paraíba 
Fonte dos textos e fotos: Prefeitura Municipal de Cabaceiras, PB / IBGE / Thymonthy Becker 


OS SONHOS QUE SONHEI
CORRENDO DE MEDO
Estava em minha casa, era noite. peguei um pedaço de papel e fui escrever algo, que não lembro o que. O papel tinha muita coisa escrita, então escrevi num cantinho do papel. Sai dali e quando cheguei à esquina da Rua Minas Gerais com Vinte e Hum de Abril, vi que eu estava carregando um pano de prato na mão, e não o papel que eu tinha escrito algo. Enfiei a mão em meu bolso para procurar o papel e vi que tinha outro pano de prato em meu bolso, mas o papel estava lá também. Nisto percebi que vinha duas pessoas atrás de mim. Então voltei correndo, passando por eles. Ao correr, vi que tinha outro homem um pouco mais a frente. Passei correndo por ele também, só que ele veio correndo atrás de mim. Quando eu atravessei a rua, ele já não me seguia.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Valeu por viajar no tempo