PARAÍBA / BRAZIL: SERRA BRANCA / PARAÍBA / BRAZIL (4.997 / 5.570) POPULAÇÃO: 13.754 PESSOAS (IBGE 2020)

quinta-feira, 4 de março de 2021

SERRA BRANCA / PARAÍBA / BRAZIL (4.997 / 5.570) POPULAÇÃO: 13.754 PESSOAS (IBGE 2020)




Turismo de Aventuras, Ecoturismo, Esportes de Aventuras, Eventos Populares e Culturais.
Chegando na cidade de Serra Branca na Paraíba 
Estrada de acesso para as Comunidade de Serra Branca, Paraíba
Feira Livre da cidade de Serra Branca, Paraíba

Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição na cidade de Serra Branca na Paraíba





Vistas parciais da cidade de Serra Branca na Paraíba










Praça da cidade de Serra Branca, Paraíba







Rio que banha a cidade de Serra Branca, Paraíba
Ruas e Avenidas da cidade de Serra Branca na Paraíba















Dados gerais da cidade de Serra Branca, Paraíba
Código do Município - 2515500 
Gentílico - serra-branquense 
Prefeito (2017 / 2020) VICENTE FIALHO DE SOUSA NETO 
População estimada [2019] 13.699 pessoas 
População no último censo [2010] 12.973 pessoas


Densidade demográfica [2010] 18,89 hab/km² 
Salário médio mensal dos trabalhadores formais [2017] 1,5 salários mínimos 
Pessoal ocupado [2017] 1.028 pessoas 
População ocupada [2017] 7,5 % 
Posição geográfica da cidade de Serra Branca no estado da Paraíba
História da cidade de Serra Branca, Paraíba
Serra Branca Paraíba - PB 
Histórico 
A REGIÃO do Cariri foi habitada por índios cariris, hábeis oleiros. Próximo de Campina Grande, que se iniciava como vila comercial e caminho de tropeiros, atraiu habitantes de outros lugares interessados em adquirir terras férteis.


A primeira fazenda de gado, implantada por volta de 1820, recebeu o nome de Jericó. Em 1825 chegou José Pequeno e fundou uma propriedade às margens do rio Porção, com o objetivo de se proteger das grandes estiagens. 
Pouco tempo depois, Francisco Aprígio de Vasconcelos Brandão, instalando sua propriedade, comprou terras dos herdeiros de Souza Leão, talvez um dos primeiros moradores do local. 
Vindo de Recife, em 1877, Antero da Cunha Torreão, fixou-se como comerciante e proprietário da fazenda Melada. Com ele, veio Francisco José Limeira que, em 1889, doou terras para a construção da capela. 
Em 1943, o topônimo foi mudado para Itamorotinga - em tupi: pedra-mó-toda-branca, ou simplesmente, pedra branca, alusão à serra Jatobá.
Com o antigo nome de Serra Branca foi elevada à Cidade em 1947 e nela fixava a sede do Município, situação que permaneceu até 1951. A emancipação política foi alcançada em 1960.
Gentílico: serra-branquense
Esta eh a bandeira da cidade de Serra Branca, Paraíba 
Este eh o brasão da cidade de Serra Branca, Paraíba
Fonte dos textos e fotos: Thymonthy Becker / IBGE / Egberto Araújo / facebook.com/severino.queiroz.33 / (Severino Queiroz) / Prefeitura Municipal de Serra Branca, PB 


OS SONHOS QUE SONHEI
A MENINA DO TANQUE
Estava num local onde havia várias ruas estreitas. Estava meio escuro. Eu segurava um pano de prato na mão. Daí eu fui andando por um passeio bem estreito, indo em direção um tanque de cimento, onde eu deveria lavar o pano de prato. Nisto entrou na minha frente uma menina carregando alguns cadernos na mão, provavelmente vindo de alguma escola. Nisto eu tossi. Então a menina virou para mim e disse que era para eu parar de dizer que ela era feia. Eu disse que não tinha dito nada. Ela insistia que eu tinha dito. Um pouco a frente, sentado em cadeiras, havia um homem, uma mulher e em pé, ao lado deles, havia um rapaz. 


Então imaginei que aquelas pessoas seriam os pais da menina e se ele dissesse que eu estava rindo da feiura dela, eles podia querer me processar. A menina parou ali e começou a falar sobre algo da escola. Eu segui andando rapidamente, porque se ela falasse depois, eu já estaria longe. Quando cheguei no tanque, joguei o pano de prato lá dentro e sai correndo por outra ruazinha, para fugir do possível ataque da família da menina.

SONHOS MAIS MALUCOS


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Valeu por viajar no tempo