PARAÍBA / BRAZIL: SERRA DA RAIZ / PARAÍBA / BRAZIL (4.999 / 5.570) POPULAÇÃO: 3.131 PESSOAS (IBGE 2020)

sexta-feira, 5 de março de 2021

SERRA DA RAIZ / PARAÍBA / BRAZIL (4.999 / 5.570) POPULAÇÃO: 3.131 PESSOAS (IBGE 2020)




A Loca da Nega está situada no Sítio Cardoso, em Serra da Raiz. O local carrega muitos mistério e histórias que fazem parte da cultura do município. 

Loca da Negra
A Loca da Nega está situada no Sítio Cardoso, em Serra da Raiz. O local carrega muitos mistério e histórias que fazem parte da cultura do município. O nome foi atribuído, pela lenda contada que uma negra se escondia naquela área rochosa, já que sofria perseguição de colonizadores. O enredo final conta, que a mulher ficou escondida até seu último dia e assim, eis o nome do lugar “Loca da Nega, que relembra a história.
O acesso é livre, guia Bem-hur ou Edson (83) 9157-2454.
Cruzeiro
A visitação ao cruzeiro da cidade é aberta ao público e de lá, os visitantes possui uma visão panorâmica, em que se consegue observar a igreja local e a lagoa da cidade. A construção do cruzeiro marcou a passagens dos séculos, de XIX para XX.
Lajedo do Alto – Nascer do Sol
Beleza natural e desfrutada coletivamente no município de Serra da Raiz. O astro rei é esperado em um encontro coletivo às 5h da manhã, ao som de música e gratidão. O nascer do sol é um momento para começar bem o dia na cidade, com vista para uma incrível paisagem.
Local: Lajedo do alto(mirante), no sítio Bom Jesus.
Gastronomia
Caldo de Cana e Lanchonete Nossa Senhora Aparecida
Localização: Rua major Costa, 14, Centro.
Horário de funcionamento: Das 7h às 21h.
Telefone: (83) 99403 – 3211.


Fabinho’s bar e restaurante
Localização: Rua Major Costa, 484. Centro. 
Horário de funcionamento: De quarta à quinta-feira das 12h às 22h; Sexta à domingo das 8h à meia-noite.
Telefone: (83) 99168-4000
Instagram: @fabinhosbar
Vista aérea da cidade

Boi de Reis na Serra
Entorno da cidade


Igreja Matriz do Senhor do Bonfim
Vista parcial da cidade


Praça da cidade

Dados gerais da cidade
Código do Município - 2515609
Gentílico - serra-raizense
Prefeito (2017 / 2020) ADAILMA FERNANDES DA SILVA LIMA
População estimada [2019] 3.148 pessoas 
População no último censo [2010] 3.204 pessoas


Densidade demográfica [2010] 110,17 hab/km² 
Salário médio mensal dos trabalhadores formais [2017] 1,5 salários mínimos 
Pessoal ocupado [2017] 346 pessoas 
População ocupada [2017] 11,1 % 
Posição geográfica da cidade no estado
História da cidade
Serra da Raiz / Paraíba - PB
Histórico
Muito antes de ser efetivamente iniciada a colonização do Município de Serra da Raiz, tanto os franceses, em atos de pirataria e aliados dos índios ‘ININGUASSUS’ ou “INIGUASSUS” que habitavam a região, quantos colonizadores portugueses, prelustraram a região em busca de ouro ou pedras preciosas que supunham aflorar na Serra da Capoaba, e travaram inúmeros combates, até que Martin Leitão resolveu intervir, destruindo muito aldeiamentos indígenas e livrando a região dos franceses intrusos.


Dentre os primeiros colonizadores da Serra da Raiz destaca-se um Senhor Major Costa que construiu, no pequeno aglomerado, uma rústica indústria de beneficiamento e fiação de algodão, conhecida como “Bolandeira”, fator primordial para que se construi-sem novos prédios em suas imediações, proporcionando o crescimento e o progresso da povoação.
Com a doação de uma faixa de terra pelos seus moradores, foi construída a Capela do Senhor do Bonfim, em taipa e de pequenas dimensões para o número de adeptos, sendo por isso totalmente reconstruída em alvenaria na década de 1900, e hoje é a sua igreja matriz, ainda, sob o orago do Senhor de Bonfim.


Foi árdua a disputa da Vila da Serra da Raiz com a de Caiçara pela liderança da Região, provocando esta rivalidade a parcial paralisação do progresso de ambas que passaram a pertencer ao município de Guarabira até o ano de 1908 quando foi restabelecido
o município de Caiçara (Lei 309, de 7 de novembro), do qual Serra da Raiz continuou como parte integrante de seu território até sua emancipação em 1959.
Gentílico: serra-raizense ou serrano
Brasão da cidade
Fonte dos textos e fotos: Charlie Styforlamber / Thymonthy Becker / IBGE / brejoparaibano.com.br / Prefeitura Municipal de Serra da Raiz, PB 


OS SONHOS QUE SONHEI
CANTANDO PELAS RUAS
Eu estava andando por uma rua onde do lado onde eu andava, não passava ninguém, e do outro lado, circulavam pessoas. Estava bem escuro e eu quase não via ninguém. Esta rua era longa e reta. Eu ia cantando uma música que tinha o refrão: “HOJE O TEMPO VÔA AMOR, ESCORRE PELAS MÃOS, MESMO SEM SE SENTIR, NÃO HÁ TEMPO QUE VOLTE AMOR, VAMOS VIVER TUDO QUE HÁ PRA VIVER, VAMOS NOS PERMITIR”. Eu a cantava inúmeras vezes, até que fiquei pensando que as pessoas poderiam querer que eu virasse um cantor.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Valeu por viajar no tempo