PARAÍBA / BRAZIL: UIRAÚNA / PARAÍBA / BRAZIL (5.366 / 5.570) POPULAÇÃO: 15.300 PESSOAS (IBGE 2020)

quinta-feira, 4 de março de 2021

UIRAÚNA / PARAÍBA / BRAZIL (5.366 / 5.570) POPULAÇÃO: 15.300 PESSOAS (IBGE 2020)




Tem o Vale dos Dinossauros, que recebe pesquisadores do Brasil e de várias partes do mundo. O local é preservado, guardando pegadas dos animais pré-históricos, além de abrigar um museu e restaurante. Uiraúna faz parte deste grandioso Vale. 

Ruas da cidade
Ruas da cidade
Ruas da cidade
Rodovia de acesso
Prefeitura Municipal
Barragem do Capivara
Vista parcial
Centro da cidade
Praça
Pico do Mastruço no Distrito de Quixaba
Distrito de Quixiba
Distrito de Quixiba
Igreja de São José Operário
Vale dos Dinossauros 
Recebe pesquisadores do Brasil e de várias partes do mundo. O local é preservado, guardando pegadas dos animais pré-históricos, além de abrigar um museu e restaurante. Uiraúna faz parte deste grandioso Vale. 


Hotel Termal de Brejo das Freiras 
Está implantado na cidade vizinha de São João do Rio do Peixe, a 27,1 quilômetros da “Terra dos Músicos”. A Empresa de Turismo Estadual administra o belo e atraente ambiente de entretenimento, composto de hotel, piscinas térmicas, locais de jogos, charretes, cavalos para passeios e diversas outras opções que oferecem conforto aos visitantes. O acesso é feito através da estrada federal asfaltada BR 450, denominada de Estrada do Sal, que cruza a zona urbana. 

Estrada do Sal 
Via de escoamento das salinas do Rio Grande do Norte (Mossoró e Macau). 
Terra dos Músicos, Sacerdotes e Médicos 
A cidade tem esses adjetivos por causa do grande número de pessoas que lá nasceram e abraçaram essas profissões. A Banda de Música Jesus Maria e José, patrimônio da cidade, comemorou 100 anos de fundação no dia 8 de janeiro de 2014. 
Igreja Matriz de Jesus, Maria e José 
A tradicional Festa da Paróquia, realizada anualmente em janeiro, tem como padroeiros os componentes da Sagrada Família e é abrilhantada pelos belos acordes musicais, com dobrados que são executados pelas principais ruas, nas festividades religiosas e nas noites de quermesse. 
Olinda da Paraíba 
A cidade de Uiraúna passou a ser conhecida como a “Olinda da Paraíba” devido ao evento Una Frevo. Na época do Carnaval costuma arrastar uma multidão pelas ruas principais com muitos frevos executados por quarenta músicos da Orquestra Dedé de Capitão. Uma grande atração que tem conquistado turistas nordestinos e de outros estados brasileiros. 
Rota do Sol 
Outro acontecimento importante é chamado de Rota do Sol, um roteiro cultural que abrange os municípios de Uiraúna, Bernardino Batista, Triunfo, Poço de José de Moura e Joca Claudino. Tem uma programação diversificada que envolve apresentações de danças regionais, concertos, palestra sobre gastronomia, oficinas, mostra de artesanato, abordagem sobre a cultura popular com visitas pelos locais históricos e trilhas. 
Dados gerais da cidade de Uiraúna, Paraíba 
Código do Município - 2516904 
Gentílico - uiraunense 
Prefeito (2017) JOÃO BOSCO NONATO FERNANDES 
População estimada [2019] 15.242 pessoas 
População no último censo [2010] 14.584 pessoas 

Densidade demográfica [2010] 49,52 hab/km² 
Salário médio mensal dos trabalhadores formais [2017] 1,5 salários mínimos 
Pessoal ocupado [2017] 1.383 pessoas 
População ocupada [2017] 9,0 % 
Posição geográfica da cidade de Uiraúna no estado da Paraíba
História da cidade de Uiraúna, Paraíba 
Uiraúna Paraíba - PB 
Histórico 
Em 1601, o Capitão-Mor Antônio José da Cunha, vindo de Pernambuco, estabeleceu-se no lugar, onde hoje está situado o Município, organizando fazendas de gado, às margens do Rio do Peixe. 
Partindo daí, pouco se conhece sobre a evolução do Município. 

O lugar teve vários nomes. Nas Divisões Territoriais do Brasil, de 1936 e 1937, como também no quadro anexo ao Decreto Lei Estadual nº 1010 de 30 de março de 1938, figurou como Distrito de Antenor Navarro com a denominação de Belém. Posteriormente, pelo Decreto Lei Estadual nº 1.164, de 15 de novembro de 1938, que fixa o quadro territorial do Estado para o quinquênio 1939-43, passa a denominar-se de Cansã; 
Pelo Decreto Lei Estadual nº 520, de 31 de dezembro de 1943, recebeu o nome de Uiraúna, permanecendo até hoje. 
Gentílico: uiraunense 
Esta eh a bandeira da cidade de Uiraúna, Paraíba 
Este eh o brasão da cidade de Uiraúna, Paraíba
Fonte dos textos e fotos: Egberto Araujo / Wikipédia / Thymonthy Becker / IBGE / Prefeitura Municipal de Uiraúna, PB



CONHEÇA O ESTADO DO TOCANTINS


OS SONHOS QUE SONHEI
CORRENDO NO LABIRINTO
Estava indo por um local quando cheguei na entrada de um labirinto. Havia uma mulher numa pequena janela deste labirinto. Ela então ficou dizendo para alguém me pegar. Sai correndo, entrei neste labirinto e depois que virei cheguei numa sala muito grande. Não havia ninguém lá. Então eu vi pela fresta de uma porta entreaberta, várias pessoas passando, usando uma roupa toda azul. Eu imaginei que ali poderia ser uma empresa e as pessoas estavam de uniforme.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Valeu por viajar no tempo