PARAÍBA / BRAZIL: UMBUZEIRO / PARAÍBA / BRAZIL (5.373 / 5.570) POPULAÇÃO: 9.911 PESSOAS (IBGE 2020)

quinta-feira, 4 de março de 2021

UMBUZEIRO / PARAÍBA / BRAZIL (5.373 / 5.570) POPULAÇÃO: 9.911 PESSOAS (IBGE 2020)




É um município de significativa relevância para a história da Paraíba, visto que é berço de notáveis personalidades da política paraibana e brasileira entre eles Epitácio Pessoa, João Pessoa e Assis Chateaubriand. 

O município é também nacionalmente reconhecido no meio agropecuário pelo desenvolvimento e produção do gado Gir, na antiga Estação de Monta de Umbuzeiro, hoje Estação Experimental João Pessoa, sendo esta parte da EMBRAPA, tendo posteriormente sua administração transferida para a EMEPA. 
Eventos turísticos: 
Carnaval, Festa do Padroeiro São Sebastião e Emancipação Política. 
Patrimônio arquitetônico / cultural e material: 
A Igreja de Nossa Senhora do Livramento, Fazenda Prosperidade e o Mercado Municipal. 
Manifestações do município: 
A principal festa da cidade é a de São Sebastião. 
Sede da Fazenda Prosperidade onde nasceu João Pessoa
Vista aérea de Umbuzeiro, PB
Umbuzeiro, PB
Casarões sem Umbuzeiro, Paraíba 
Estação Gir (Emepa) em Umbuzeiros, PB
Assis Chateaubriand, Jornalista, empresário, político, advogado, professor de direito, escritor e membro da Academia Brasileira de Letras. Foi ele que trouxe a TV para o Brazil. Criador dos Diários e Emissoras associados, que foi o maior conglomerado de mídia da América Latina, que em seu auge contou com mais de cem jornais, emissoras de rádio e TV, revistas e agência telegráfica.  
Também é conhecido como o cocriador e fundador, em 1947, do Museu de Arte de São Paulo (MASP), junto com Pietro Maria Bardi, e ainda como o responsável pela chegada da televisão ao Brasil, inaugurando em 1950 a primeira emissora de TV do país, a TV Tupi. Foi Senador da República entre 1952 e 1957.
Praça central
Vista parcial da cidade
As coloridas casas 
Umbuzeiro, Paraíba
Matriz de Umbuzeiro, PB
Vista parcial da cidade
Centro da cidade
Vista parcial do distrito de Matinadas em Umbuzeiro, PB
Igreja de Nossa Senhora da Conceição No distrito de Mata Virgem
Igreja de São severino no distrito de Matinadas
Rua do Açude no distrito de Matinadas
Região central do distrito de Matinadas, Umbuzeiro, PB
Dados gerais da cidade de Umbuzeiro, Paraíba
Código do Município - 2517001 
Gentílico - umbuzeirense 
Prefeito / 2017 / JOSÉ NIVALDO DE ARAÚJO 
População estimada [2018] 9.902 pessoas 
População no último censo [2010] 9.298 pessoas 


Densidade demográfica [2010] 51,28 hab/km² 
Salário médio mensal dos trabalhadores formais [2016] 1,7 salários mínimos 
Pessoal ocupado [2016] 555 pessoas 
População ocupada [2016] 5,6 % 
Posição geográfica da cidade de Umbuzeiro no estado da Paraíba
História da cidade de Umbuzeiro, Paraíba 
Umbuzeiro Paraíba - PB 
Histórico 
O TERRITÓRIO começou a ser devassado em meados do século XVII. Os primeiros desbravadores a esquadrinhar a região procediam da Bahia e demandavam a zona do brejo, transpondo a Serra dos Cariris Velhos, ramificação da Borborema. Depois vieram os tropeiros e viajantes, seguindo o mesmo rumo. Vencida a escalada, detinham a marcha no alto da serra e ali arranchavam. 


O local era assinalado pela existência de frondoso umbuzeiro, espécie vegetal de grande porte e abundante na região, e que Ilhes oferecia sombra e frutos. 
Em pouco tempo já se constituía no antigo Pouso do Umbuzeiro, o núcleo de mesmo nome e, próximo, o de Natuba, este de maior progresso, inicialmente. Impulsionavam-nos econômicamente a lavoura e a criação de gado. Em princípios do século XVIII Natuba já possuía capela, dedicada a Nossa Senhora da Conceição, e aspecto de povoação em ascensão. 
Anos mais tarde, porém, aquele núcleo entrou em declínio e Umbuzeiro passou a uma fase de progresso mais acentuado. Por volta de 1830 foram edificadas as primeiras casas de tijolos, radicando-se no lugar, entre outros, José da Silva Pessoa, Coronel Assunção, Gervásio Travassos Sarinho, Coronel Calafange e mais os de sobrenome Figueiredo, Costa Lima, Gonçalves e Gomes, o primeiro originário de Alagoas, o segundo e o terceiro de Pernambuco, e os demais, de Ingá e Itabaiana, na Paraíba, que constituíram o tronco de famílias ainda hoje ali existentes. 

A tentativa de mudar a designação toponímica para Pio IX, promovida pelo padre José Maria de Ibiapina, conhecido por Frei Ibiapina, não vingou por falta de receptividade entre a população. Segundo interpretação aceita pelos indianistas, Umbuzeiro provém de Umbu, corruptela da expressão indígena am-bur, e significa - “que está de pé”, referindo-se ao tronco reto da planta nativa que prolifera em cultura espontânea em vários pontos da Serra da Borborema. 
Gentílico: umbuzeirense 
Esta eh a bandeira da cidade de Umbuzeiro, Paraíba
Este eh o brasão da cidade de Umbuzeiro, Paraíba 
Fonte dos textos e fotos: IBGE / Wikipédia / paraibacriativa.com.br / umbuzeironoticias.com.br / Edinho-soares.blogspot.com / blogdotiaolucena.com / insta-stalker.com / Thymonthy Becker / Prefeitura de Umbuzeiro, PB /

CONHEÇA O ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL


OS SONHOS QUE SONHEI
COLOCANDO A CRIANÇA NA CAIXA
Estava num local com uma caixa de papelão coberta com um plástico. Eu fiz um buraco no plástico. Estava comigo uma criança que deveria ter uns 6 meses. Eu peguei esta criança e coloquei dentro desta caixa, duas vezes, tentando a fazer caber lá dentro. Esta criança brincava com algo que sempre levava a boca. Quando eu a peguei pela terceira vez, ela então disse que não cabia ali. Eu fiquei assustado, pois ela não tinha idade para falar. Então eu disse que só estava testando para saber o tamanho certo da caixa.





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Valeu por viajar no tempo