PARAÍBA / BRAZIL: SOUSA / PARAÍBA / BRAZIL (5.093 / 5.570) POPULAÇÃO: 69.723 PESSOAS (IBGE 2020)

quinta-feira, 4 de março de 2021

SOUSA / PARAÍBA / BRAZIL (5.093 / 5.570) POPULAÇÃO: 69.723 PESSOAS (IBGE 2020)




O Vale dos Dinossauros localiza-se no Sítio Passagem das Pedras, a seis quilômetros do Centro da cidade, o mais importante registro de um dos mais importantes sítios paleontológicos existentes, o Vale dos Dinossauros, onde registra-se a maior incidência de pegadas de dinossauros do mundo. 


Vista aéreas da cidade de Sousa, Paraíba 

Câmara de vereadores da cidade de Sousa, Paraíba 
Réplicas de dinossauros na praça da cidade de Sousa, Paraíba 
Fórum de justiça da cidade de Sousa, Paraíba
Assembléia de Deus em Sousa na Paraíba
Salão dos Reino das Testemunhas de Jeová em Sousa, Paraíba 
Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias em Sousa, Paraíba 


Igreja de Santana da Estação em Sousa na Paraíba 
Igreja do Rosário em Sousa na Paraíba 
Justiça Federal da cidade de Sousa na Paraíba
Loja Maçônica da cidade de Sousa, Paraíba 
Igreja do Senhor Bom Jesus em Sousa, Paraíba 
Igreja Matriz de Nossa Senhora dos Remédios na cidade de Sousa, Paraíba




Vale dos Dinossauros em Sousa na Paraíba 
Vistas parciais da cidade de Sousa na Paraíba 




Praça do Milagre em Sousa na Paraíba 
Praças da cidade de Sousa, Paraíba 


Prefeitura Municipal da cidade de Sousa na Paraíba 
Rio dos Peixes que banha a cidade de Sousa na Paraíba 
Estação Rodoviária da cidade de Sousa, Paraíba 
Ruas e Avenidas da cidade de Sousa na Paraíba 













Seridó Paraibano em Sousa, Paraíba 
Tamarineiras em Sousa, PB
Universidade da cidade de Sousa, Paraíba 
UPA 24 horas em Sousa na Paraíba 
Vale dos Dinossauros 
Localiza-se no Sítio Passagem das Pedras, a seis quilômetros do Centro da cidade, o mais importante registro de um dos mais importantes sítios paleontológicos existentes, o Vale dos Dinossauros, onde registra-se a maior incidência de pegadas de dinossauros do mundo. Abrangendo uma área de 1.730 km², em mais de 30 localidades no Alto Sertão Paraibano, encontram-se pegadas fossilizadas de mais de 80 espécies distintas de dinossauros, que variam entre 5 e 40 cm de comprimento, a maioria de dinossauros carnívoros. 
Dados gerais da cidade de Sousa, Paraíba 
Código do Município - 2516201 
Gentílico - sousense 
Prefeito (2017) FÁBIO TYRONE BRAGA DE OLIVEIRA 
População estimada [2019] 69.444 pessoas 
População no último censo [2010] 65.803 pessoas 


Densidade demográfica [2010] 89,10 hab/km² 
Salário médio mensal dos trabalhadores formais [2017] 1,7 salários mínimos 
Pessoal ocupado [2017] 10.750 pessoas 
População ocupada [2017] 15,5 % 
Posição geográfica da cidade de Sousa no estado da Paraíba 
Histórico da cidade de Sousa, Paraíba
Sousa 
Paraíba – PB 
História 
O desbravamento dos sertões XVI e XVII foi gradativo exigindo dos exploradores sertanistas empreenderem um grande esforço para dominar terras menos conhecidas e mais distantes do litoral. Um deles, o sertanista sargento Mor Antonio José da Cunha em 1961, descobriu um riacho denominado “Peixe” habitado pela nação indígena Icó Pequeno. 


Em 1708, José da Cunha pleiteou uma sesmaria sendo atendido pelo então Governador João da Maia da Gama para, posteriormente, outros sertanistas ali se instalarem com suas fazendas. Coube ao franciscano Frei João de Matos Serra, nos idos dos anos de 1700, aldear os índios sobreviventes dando os primeiros para a organização da futura Vila. 
Em 1723, chegaram os sacerdotes Francisco e Teodósio de Oliveira Ledo passaram o território para a Casa da Torre da Bahia, se tornaram senhores dos vales constituídos pelos rios do Peixe e Piranhas. O processo de habitação aconteceu vagarosamente com os moradores das ribeiras dos rios do peixe e Piranhas e dos paulistas que iam chegando para situarem suas fazendas com rebanhos e agricultura. Já nessa época, o lugarejo contava com uma população de 780 habitantes. 
A fertilidade atraiu moradores interessados no cultivo das terras. Nesta região, Bento Freire de Sousa e José Gomes de Sá também situaram as suas fazendas. Assim, o povoado desenvolvia-se e, em 1730, contava com 1.468 habitantes, segundo informações do Cabido de Olinda. Esse crescimento chamou atenção de Bento Freire que, residindo na Fazenda Jardim, tomou a iniciativa de organizar um povoado. Bento Freire pleiteou uma concessão, deslocando-se à Bahia a fim de obter da Casa da Torre a doação da sesmaria cujas terras seriam patrimônio de Nossa Senhora dos Remédios. Conquistado pleito, coube a Bento Freire erguer, entre 1730 e 1732, a primeira capela em louvor a Nossa Senhora dos Remédios – atual Igreja do Rosário dos Pretos. Bento Freire tornara-se o primeiro administrador do patrimônio da “Freguesia de Nossa Senhora dos Remédios do Jardim do Rio do Peixe” elevando-o a povoado. 


As terras do antigo Jardim do Rio do Peixe pertenciam ao coronel Francisco Dias D’Ávila e sua mãe D. Inácia D’ Araújo Pereira, família fidalga da Casa da Torre da Bahia, que as doaram ao patrimônio de Nossa Senhora dos Remédios em 1740, por solicitação de Bento Freire. Porém, o processo estendeu-se até 1756 com muitas idas e vindas de Bento Freire à Bahia quando, finalmente em 1760, obteve a sentença que legalizou, em definitivo, a constituição do patrimônio de Nossa Senhora dos Remédios. Bento Freire administrou o Patrimônio até 1765, coroando com sucesso um esforço de quase meio século de luta para erguer o que viria a ser o município de Sousa. 
O povoado do Jardim do Rio do Peixe, nome primeiro do habitat, foi elevado à categoria em 1766. Mesmo ostentando a condição de distrito, permaneceu o povoado com seu nome primitivo. Em1784, a Matriz de Nossa Senhora dos Remédios foi desmembrada da Nossa Senhora do Bom Sucesso de Pombal. 
No dia 04 de junho de 1800 o Ouvidor Geral José da Silva Coutinho instala, oficialmente, a Vila Nova de Sousa através de Resolução do então Governador de Pernambuco, datada de 26 de março de 1800, após pleito da comunidade através de requerimento encabeçado por Patrício José de Almeida, Matias de Figueiredo Rocha e padre Manoel Vieira da Silva. Um dia antes, o Capitão Alexandre Pereira de Sousa fez uma doação de terras para o patrimônio do crescente povoado. Foi através da Lei Provincial de n° 28, de 10 de julho de 1854, que a Vila de Sousa foi elevada à categoria de cidade passando, na oportunidade, a denominar-se Sousa, conhecida hoje por “cidade sorriso”. 
Esta eh a bandeira da cidade de Sousa, Paraíba 
Este eh o brasão da cidade de Sousa, Paraíba 
Fonte dos textos e fotos: facebook.com/Sousa-paraiba / Vicente A. Queiroz / Batistinha Linhares / IBGE / Wikipédia / Thymonthy Becker / Prefeitura Municipal de Sousa, PB


CONHEÇA O MUNDO OLHANDO DA JANELA DO TREM


OS SONHOS QUE SONHEI
ANDANDO DE CANOA
Estava dentro de uma canoa. Eu remava esta canoa e a Iara estava sentada dentro da canoa de frente para mim. Ela falava algo que não sei bem o que era. Eu ficava pensando que sabia o que ela tinha. Que ela estava muito doente, mas não podia dizer nada. Ela falava de algo que iria fazer e eu ficava pensando se falava ou não para ela o que estava acontecendo.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Valeu por viajar no tempo